sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Yoga Vila Mariana - EX SWASTHYA PARTE

Histórico - Saída da Rede DeRose


Uni-Yôga e Rede Mestre DeRose são as marcas utilizadas por uma rede de escolas de Yoga, cujo propriétario do credenciamento-master é o Professor Luis Sérgio DeRose. Apreciamos e valorizamos muitos aspectos dessa instituição, onde vários instrutores desta escola tiveram sua iniciação em Yoga, contudo outros aspectos desse grupo motivaram-nos a seguir um caminho independente no Yoga.

Em função da quantidade de instrutores que se desligou e o impacto resultante, foi importante documentar precisamente o cronograma e motivos reais deste processo, evitando o aparecimento de versões distorcidas, como presenciamos ocorrer em outras ocasiões.

Não é a intenção descrever todo o modelo de operação da Rede Mestre DeRose, nem a totalidade das incompatibilidades encontradas que motivaram-nos a optar por um novo caminho profissional, mas apenas documentar os eventos finais deste processo.

Em março de 2004, a Uni-Yôga prepara para enviar para todas as escolas de Brasil, Argentina e Portugal uma circular na qual expulsa da Rede um instrutor que trocara emails com um dissidente (na nomenclatura da Uni-Yôga, dissidente é qualquer instrutor que tenha optado por não trabalhar numa escola vinculada à Rede Mestre DeRose) - clique ao lado para ter acesso a essa circular e seu anexo.

Os principais problemas dessa circular são:

1) um instrutor não deveria ser punido por trocar emails particulares de amizade com antigos instrutores da rede ou até mesmo de escolas de outras linhas.

2) esse instrutor em particular não poderia ter sido expulso, pois alguns dias antes já havia comunicado sua intenção de seguir um trabalho independente no Yoga, e já não estava há meses ligado a nenhuma escola da Rede. Conseqüentemente, a motivação da circular era apenas desacreditar os que saem da Rede, implantando maior controle entre os que ficam.

3) Em hipótese alguma poderia ter sido enviado como anexo da circular para todo o Brasil uma correspondencia totalmente particular entre duas pessoas, a qual, por meios não esclarecidos, a Uni-Yôga teve acesso.

Também como parte deste processo, a credibilidade de alguns outros instrutores foi colocada em dúvida, baseando-se no conteúdo de emails interceptados.

Em 28 de março de 2004, o diretor da Unidade Vila Mariana, Marcos Taccolini, na época vice-presidente da Federação de Yoga de São Paulo das escolas da Rede DeRose, solicita reunião com a diretoria da Uni-Yôga e demais presidentes da Federação para expor que a divulgação do conteúdo de emails particulares, e o questionamento sobre as ações e vida particular de instrutores baseando-se nestes emails, não importando como tenham sido obtidos, era um procedimento ilegal e éticamente questionável e que a instituição deveria retroceder neste assunto.

A argumentação não foi aceita pela cúpula da instituição que. em abril de 2004, envia nova circular (clique ao lado para acesso a esta circular), assinada pelo mestre DeRose, colocando em "observação", ou excluindo, mais instrutores que continuavam mantendo contado por email com pessoas de fora do grupo. Novamente não foi explicado como teve-se acesso ao email particular desses instrutores mas, independentemente do meio de acesso ser legal ou não, sua divulgação era não autorizada e ilícita.

Em 7 de junho de 2004, visto que não era mais possível conseguir uma mudança no posicionamento da Uni-Yôga, foi necessário solicitar nosso afastamento do grupo através de um comunicado enviado para todo o Brasil (link ao lado). Dezenas de instrutores que também já haviam se desligado da Rede DeRose nos últimos anos, e continuam executando belos trabalhos no Yoga, escreveram parabenizando pelo posiciosamento deste comunicado e relatando suas próprias experiências.

Entre as respostas recebidas da Rede sobre nosso comunicado, publicamos a mais significativa e que melhor expressa o posicionamento real do que é a Rede DeRose: a carta do professor Jóris Marengo, presidente da Federação de Yoga de Santa Catariana, confirmando admiravelmente as nossas motivações de saída do grupo.

O motivo deste histórico permanecer publicado não é estimular a veiculação destes eventos, que já foram até pauta de matérias jornalísticas; mas apenas resguardar a liberdade e a imagem dos profissionais, garantindo a não distorção posterior dos fatos.

Veja os seguintes documentos: http://www.yogavilamariana.com.br/img/circular_derose.jpg
http://www.yogavilamariana.com.br/img/CircularExpulsaoBrunoParte1.pdf
http://www.yogavilamariana.com.br/img/CircularExpulsaoBrunoParte2.pdf
http://www.yogavilamariana.com.br/img/comunicado.htm
http://www.yogavilamariana.com.br/img/carta_joris.gif
http://www.yogavilamariana.com.br/img/Resposta%20do%20Marcos%20Taccolini%20ao%20DeRose.htm

Nenhum comentário: