sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ATAQUES AO HATHA YOGA

Em seus livros De Rose ataca diretamente o HATHA-YOGA em várias de suas
comparações.
Inclusive fez uma “Análise” aparentemente “técnica” e a expôs em um QUADRO... Justo ele
que derivou o seu MÉTODO do HATHA-YOGA copiando o trabalho do professor CAIO
MIRANDA e mesclando com outras técnicas as quais ele não cita as fontes, mas diz que viriam
de uma ENTIDADE NÃO-VIVA!
FUNDAMENTAÇÃO
Swásthya
Tantra-Sámkhya (assumido).
FATO: FICÇÃO!
Não há FUNDAMENTÃO histórica e nem nas ESCRITURAS sobre a existência de Tantra e
Samkhya a 5 mil anos atrás! Surgiram muito tempo depois e isto está FARTAMENTE
documentado! Só um LEIGO ou DESINFORMADO (ou de MÁ-FÉ) para afirmar isto!
HATHA-YOGA
Tantra-Vêdánta (mas um número expressivo de instrutores desse ramo declara-se contra o
Tantra e alinha-se como Brahmácharya-Vêdánta).
FASE HISTÓRICA EM QUE SITUA SUAS RAÍZES
Swásthya
Pré-clássica (mais de 5.000 anos).
FATO: FICÇÃO!
JAMAIS existiram as “raízes” nos moldes DOUTRINADOS por De Rose. Aquela estória de
“raízes”, “tronco da árvore” é INVENÇÃO e não consta de NENHUM livro de qualquer autor
e/ou historiador reconhecido pela comunidade de YOGA no MUNDO!
HATHA-YOGA
Medieval (± século XI da era cristã).
FATO: Informação INCORRETA e FALSA!
CULTURA DE REFERÊNCIA
Swásthya
Dravídica (pré-ariana).
FATO: FICÇÃO!
Primeiro De Rose não esteve a 5 mil anos em lugar algum para saber o que ocorria por lá...
Segundo NÃO HÁ registros históricos de que os Drávidas REALMENTE praticavam qualquer
modalidade YOGA... Isto no máximo poderia ser uma suposição baseada na IMAGINAÇÃO e
DESEJO!
A variedade de ÁSANAS que temos hoje somente surgiu a partir da concepção do HATHAYOGA
e assim como as demais técnicas foram surgindo e/ou se aprimoraram com o passar
dos milênios e não o contrário... isto é história DOCUMENTADA e não produto de DELÍRIOS
ESQUIZOFRÊNICOS como sugere o “mestre”!
Terceiro De Rose copiou o trabalho inicial dele do professor de HATHA-YOGA Caio Miranda,
depois mesclou com outras técnicas as quais não cita os autores e ainda foi ALUNO
BOLSISTA do PROFESSOR HERMÓGENES (o qual ele chama de “O Coronel”)...
Nota - Dicionário Houaiss
– ALUCINAÇÃO/psicopatologia: perturbação mental que se caracteriza pelo aparecimento de
sensações (visuais, auditivas etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem;
visão fantástica, sensação sem objeto.
- ESQUIZOFRENIA/psiquiatria: termo geral que designa um conjunto de psicoses endógenas
cujos sintomas fundamentais apontam a existência de uma dissociação da ação e do
pensamento, expressa em uma sintomatologia variada, como delírios persecutórios,
alucinações, esp. auditivas, labilidade afetiva etc.
HATHA-YOGA
Ariana.
CONSTITUIÇÃO CARACTERÍSTICA DA PRÁTICA
Swásthya
Oito partes: mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá, samyama. Além destes
oito elementos mínimos, constitutivos de uma prática do SS, podem constar ainda alguns
recursos suplementares, tais como: chakra sádhana, nyása, bandha, etc.
FATO: Como foi citado acima, o MÉTODO é uma copia do trabalho do professor de HATHAYOGA
Caio Miranda, também posteriormente modificado e mesclado com outras técnicas
como:
- Yoganidrá: uma técnica criada por Satyananda em 1930 baseado numa técnica tântrica de
aproximadamente 5 séculos chamada matriká nyasa.
Sendo que o yÔganidrá da SEITA se configura mais como uma técnica de HIPNOSE com o
intuito de proporcionar SENSAÇÃO DE BEM ESTAR e assim, CATIVAR seu CLIENTES isto
quando não usada em conjunto com SUGESTÕES de CONCEITOS da DOUTRINA do
“mestre” o que caracteriza LAVAGEM CEREBRAL, indo assim BEM LONGE da meta do
YOGA!
- Encadeamentos: criados pelo Mestre de Yoga Tirumular Krishnamacharya e seu discípulo
K. Pattabhi Jois, na década de 1930, que a partir de um texto do Yoga Korunta traduziram e
reconstruíram as séries do Ashtanga Yoga para o Ashtanga Vinyasa Yoga. A SEITA copiou e
modificou tal técnica tornando-a em DANÇA, e DANÇA não objetiva levar ninguém a meta do
YOGA.
HATHA-YOGA
Duas partes: pránáyáma e ásana. O shavásana também é ásana. Além desses dois elementos
mínimos, constitutivos de uma prática de Hatha Yôga, podem constar ainda alguns outros
como kriyá, mudrá e bandha, mas não obrigatoriamente

REGRAS GERAIS DE EXECUÇÃO
Swásthya
O SS é o único Yôga que possui regras explícitas de execução.
HATHA-YOGA
O Hatha não usa regras. Livro algum as menciona.
COMENTÁRIO:
O livro fundamento e técnica do HATHA-YOGA, de Antonio Blay, Editora Loyola com sua
primeira edição em 1966 (sendo o original em Espanhol: fundamento y técnica del HATHAYOGA)
fala de “Normas Gerais de Execução” tanto para Pranayama quanto para Ásanas...
Entretanto as “Regras Gerais de Execução” constam do livro que foi publicado no Brasil com
o título – HATHA YÓGA, A CIENCIA DA SAÚDE PERFEITA – do professor CAIO MIRANDA!
Neste livro da Editora Freitas Bastos de 1962 o autor descreve a prática de Ásanas desde
(pasmem!) nomenclatura, grau de dificuldade, fixação da consciência, regras de execução e
passagens...
Constam também os Angas, como mudras e pújás... enfim... tudo... tudo copiado!
O primeiro livro do De Rose foi publicado tão somente em 1969 e era um livro VAZIO e sem
fundamento!
Em 1974 parece que a “entidade” baixou de vez e daí saiu a “cópia” e a nova edição do livro do
mesmo.
Portando este é o De Rose... o sujeito que seus DEVOTOS seguem... Alguém que copia
OBRAS ALHEIAS sem dar os devidos créditos, apossando-se delas como CRIADOR...
E depois INVENTA Estórias da Carochinha para LEIGOS ou INCAUTOS (ou para aqueles que
COADUNAM com tais princípios de MÁ-FÉ)... que justifiquem sua SEITA-PIRÂMIDE!
PASSAGENS COORDENADAS DE UM ASANA A OUTRO
Swásthya
O SS possui passagens.
HATHA-YOGA
O Hatha Yôga não utiliza passagens.
COMENTÁRIO: As passagens constam do trabalho de CAIO MIRANDA, professor de HATHAYOGA,
do qual De Rose foi aluno e aprendeu com ele e depois copiou!
COREOGRAFIAS
Swásthya
O SS cultiva coreografias, tanto para demonstrações, quanto para a prática individual e para a
estrutura da aula.
FATO: A palavra coreografia não existe em SÂNSCRITO e portanto tal conceito é
absolutamente estranho a prática do YOGA! Coreografia não CONDUZ a META do YOGA!


HATHA-YOGA
O Hatha Yôga não cultiva coreografias.
FATO: O HATHA-YOGA é YOGA... Coreografia faz parte da DANÇA e DANÇA pode ser muito
bom para quem aprecia mas não é YOGA!
CRITÉRIO SELETIVO PARA MONTAR UMA PRÁTICA
Swásthya
O SS possui dois critérios de seleção aplicados simultaneamente, cruzados, para obter uma
série bem completa e balanceada.
HATHA-YOGA
O Hatha Yôga, em geral, possui um critério por Escola, o qual pode variar de uma para outra.
Na prática, a maior parte dos instrutores não o aplica por ignorá-lo.
COMENTÁRIO: Apenas ratificando, toda a estrutura do MÉTODO advém do trabalho de CAIO
MIRANDA...
Na SEITA a ênfase é formar o mais rapidamente possível INSTRUTORES para ingressarem no
“esquema” de PIRÂMIDE.
Até mesmo quem jamais ouviu falar de YOGA poderá ministrar aulas em pouco mais de um
ano graças aos ACELERADORES EVOLUTIVOS!
Sendo assim o ALUNO pode virar uma COBAIA na mão de INSTRUTORES inexperientes!
REPETIÇÃO
Swásthya
No SS não se repetem os ásanas, a não ser em caráter excepcional.
HATHA-YOGA
No Hatha Yôga os ásanas são repetidos três vezes, cinco vezes ou até 25 vezes.
COMENTÁRIO: E qual o problema em haver ou não repetição nas práticas de Ásanas?
Que limitações a repetição impõe e quem disse que o seu uso é apócrifa, moderna e foi
absorvida de outras modalidades forasteiras, como a própria ginástica ocidental?
E quanto a repetição de CONCEITOS em QUESTIONÁRIOS, em AULAS, em CURSOS, em
VÍDEOS, etc?
Pra que serve mesmo? Conduz alguém a meta do YOGA? Ou seria do yÔga?
Na verdade não passam de Técnicas de Magia, Ocultismo e Controle Comportamental
usadas por SEITAS e aprendidas pelo MAGO nos tempos “Antigos” com a finalidade de
IMPOR ao INCONSCIENTE dos seus INCAUTOS ALUNOS os seus DOGMAS...

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